Clamper Loja Virtual

You are here: Home - Electrical Technology


Category Archives: Electrical Technology

O que é DPS (Dispositivos de Proteção Contra Surtos Elétricos) e como eles ajudam sua empresa?

O que é DPS (Dispositivos de Proteção Contra Surtos Elétricos) e como eles ajudam sua empresa 1

Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto.

Estes distúrbios, são mais comuns do que muitos imaginam, ocorrendo diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Mas, como eles são gerados? E mais, que tipo de danos os surtos elétricos podem causar? Qual é a melhor proteção para os nossos equipamentos? Como eles podem ajudam na sua empresa?

Essas e outras perguntas, vamos explicar com o detalhamento do DPS e suas funcionalidades como proteção contra surtos elétricos.

De onde vem o Surto Elétrico?

surtos-eletricos-telefone-tv

Os surtos elétricos são causados por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de grandes máquinas. Com os Dispositivos de proteção contra surtos (DPS), saiba mais sobre cada tipo de situação:

  • Descargas Atmosféricas

Sempre que um raio cai, seja diretamente ou próximo à uma instalação / rede elétrica, são gerados surtos.

Eles podem chegar até os aparelhos conectados às redes elétricas, linhas de dados, como internet e TV a Cabo e linhas telefônicas. A grande maioria dos surtos gerados por raios são ocasionados por descargas indiretas.

  • Manobras de Rede

Outra origem bastante comum do surto elétrico se dá quando companhias energéticas fazem chaveamentos ou manobras de redes, causando a interrupção na distribuição de energia em determinados bairros ou ruas.

  • Liga/Desliga de Máquinas

Nos aparelhos elétricos, os surtos elétricos acontecem de maneira cotidiana devido também ao ligar e desligar de grandes motores.

Os surtos podem ser gerados tanto por elevadores em prédios comerciais e residenciais; quanto por equipamentos, como aparelhos ar-condicionado ou máquinas de lavar.

Como se proteger usando um DPS

A instalação de um DPS irá complementar o aterramento, fornecendo mais segurança contra surtos e raios.

O DPS é um equipamento contra surtos na rede elétrica que protege tanto contra raios como variações de tensão. Ele parece com um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica.

Há dois tipos básicos de DPS, geral e individual. O DPS de uso geral, normalmente é colocado próximo à caixa de distribuição de energia da casa. Já o DPS individual é colocado unicamente em uma tomada.

Pela facilidade de instalação, a grande maioria dos consumidores opta por colocar o DPS próximo à caixa de distribuição, protegendo assim, todas as tomadas de energia da casa de uma única vez.

A instalação de um DPS deve ser realizada por um eletricista e não é de obrigação da concessionária de energia elétrica, ficando a cargo do consumidor. Geralmente o eletricista irá instalar vários aparelhos DPS, um para cada “fase”.

Caso um raio atinja a rede elétrica perto da sua casa ou apartamento, o DPS irá cortar o circuito, impedindo o raio de ser conduzido pela fiação fazendo-o percorrer o caminho mais fácil, que é justamente o do aterramento.

Como os DPS protegem os equipamentos?

dispositivos_de_protecao_contra_surtos_dps

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos – DPS podem ser utilizados em diversas aplicações:

  • redes de distribuição de energia elétrica, para proteção de transformadores e luminárias urbanas;
  • linhas de telecomunicações;
  • tubulações de companhias de óleo e gás;
  • painéis de energia solar fotovoltaica;
  • quadros de distribuição de edificações comerciais/residenciais e até mesmo conectados às tomadas, acoplados aos equipamentos que desejamos proteger.

A proteção contra raios e grandes picos de tensão só o DPS oferece realmente. E são exatamente esses surtos elétricos que causam mais prejuízos como a queima de aparelhos eletroeletrônicos.

Com o DPS é possível minimizar esses riscos de perdas materiais. Isso é ainda mais importante se você considerar que o Brasil é o país com maior número de raios do mundo!

Fica claro que o DPS é indispensável para o uso doméstico e também em fábricas e escritórios.

Por que sua casa precisa de proteção contra surtos elétricos?

ImageHandlerInstitucional

Uma casa segura torna-se um ambiente tranqüilo e seguro, onde as famílias podem viver sem riscos e sem choques elétricos. Uma casa segura contra raios e descargas elétricas é necessário ter a instalação de Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos – DPS.

Os dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS) são destinados à proteção das instalações elétricas e dos equipamentos eletroeletrônicos contra os efeitos indiretos causados pelas descargas atmosféricas (raios).

Uma descarga atmosférica nas proximidades de uma edificação ou próximo a redes aéreas de eletricidade, eleva repentinamente o nível da tensão, causando destruição de equipamentos eletroeletrônicos em poucos microssegundos.

O surto de tensão, que dura poucos microssegundos, pode destruir muitos componentes eletrônicos: memórias, processadores, capacitores e monitores. Sua residência precisar da proteção contra surtos elétricos.

Como proteger sua casa de surtos elétricos ou descargas elétricas

Raios-3-surtos

Para garantir que seus aparelhos não queimem, você precisa instalar no quadro de distribuição da casa ou do apartamento um dispositivo protetor contra surtos, também conhecido como DPS proteção contra surtos elétricos.

Além dos aparelhos eletrônicos, saiba como devemos nos proteger dos raios dentro de casa:

  • Não tomar banho durante as tempestades;
  • Não usar torneira elétrica, secador de cabelo, chapinha, etc, durante os temporais;
  • Evitar o contato com objetos com estrutura metálica, como geladeiras, fogões;
  • Só use o telefone se realmente for necessário;
  • Tire todos aparelhos das tomadas, bem como fios de antenas.

Como Ligar Um Protetor de Surto DPS

couple hands using tablet working

O protetor de surto não possui polaridade e deverá ser posicionado sempre depois do disjuntor geral de uma instalação elétrica.

Se o quadro de distribuição onde fica o disjuntor geral possuir um dispositivo diferencial residual o DPS (dispositivo de proteção contra surto) ou bem dizer protetor de surto deverá ser posicionado antes do mesmo (DPS).

O protetor de surto é ligado em paralelo com os circuitos a serem protegidos; Vale lembrar que este tipo de dispositivo DPS não interrompe o fornecimento de energia caso termine sua via útil.

Após sua vida útil o aparelho deve ser troca para continuar dando segurança e proteção contra surtos elétricos.

Instalando o protetor de surto ( DPS ).

  • Primeiramente escolha qual fixação mecânica é mais adequada para sua aplicação, os DPS podem ser fixado por parafusos como também por fixação em trilho DIN35mm.
  • Conecte uma ponta do condutor ( fio ) na saída do disjuntor geral do circuito que será protegido, depois conecte a outra ponta no borne de ligação do Protetor de surto DPS. Segurança. Não esqueça de desligar a energia elétrica do circuito onde o protetor de surto será instalado.
  • Conecte uma ponta do outro condutor desde o borne de ligação do protetor de surto DPS até a barra de neutro ou um condutor ( fio ) neutro mais próximo.
  • Pronto o seu protetor de surto DPS está instalado, sempre é bom conferir o status de sinalização do mesmo.

Erros mais comuns na especificação ou instalação de um DPS:

1.Não especificar o tipo do DPS.

  1. Confundir a tensão nominal da rede com a tensão nominal do DPS.
  2. Não informar se a corrente do DPS é máxima ou nominal. Para alguns DPS, centelhadores e diodos, estas correntes são iguais e em outros, varistores, são diferentes.
  3. Considerar o neutro aterrado em todos os quadros porque o neutro está aterrado no quadro de entrada.
  4. Interligar o DPS a barra de aterramento através de um cabo não retilíneo ou com comprimento excessivo. Correto utilizar um percurso o mais curto possível, no máximo 0,5 metros, e retilíneo.

Vale a pena verificar se a sua casa possuí um DPS instalado. Ele custa pouco e adiciona uma camada de segurança importante na sua casa para preservar seus aparelhos eletrônicos.

Lembre-se, a instalação desse equipamento deve ser realizada por um profissional habilitado, um eletricista consciente.